quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bolo de tangerina com canela


Cucu…

Quem por aqui espreita sabe que eu tenho um fruto preferido, tal como o poeta Eugénio de Andrade, "fruto que me fascina, pelo sabor, pela cor, pelo aroma das sílabas: tangerina, tangerina.”
Também sabem que pouco uso dou à minha  Yämmi. Porém, ontem, olhei para umas tangerinas que me apelavam para a confeção de um bolinho. Assim, peguei no meu robot e decidi adaptar a receita do bolo de laranja, que se encontra no livro de receitas do mesmo, página 204. Obviamente, que foram feitos alguns ajustes e de facto, o bolo deixou um cheirinho divinal pela casa e agradou muito aos “pequenos”. Vejam…

Ingredientes:

220g de açúcar
5 ovos
raspa e sumo de 3 tangerinas
200g de farinha com fermento (Nacional para bolos altos e fofos)
150g de manteiga
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal

Execução:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Deitar no copo as 220g de açúcar, a raspa das tangerinas e a manteiga. Programar 2 minutos na velocidade 4.

Programar mais 1 minuto na velocidade 4 e, com a máquina em funcionamento, deitar os ovos, um a um.

Seguidamente, juntar a farinha misturada com a canela e o sal. Regular 30 segundos na velocidade 4.

Por fim, acrescentar o sumo das tangerinas e misturar 30 segundos na velocidade 4.

Mexer bem com a espátula e verter a massa numa forma de bolo inglês, untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Levar ao forno cerca de 40 minutos. Antes de retirar fazer o teste do esparguete.


Desejo a todos(as) um Natal muito harmonioso. Sejam felizes! J

2 comentários:

  1. Não sendo a minha fruta preferida, também gosto muito do sabor e do aroma! Tenho um pirex grande cheio delas a decorar a bancada da cozinha! Quando as há, comemos sempre uma ou duas ao pequeno almoço, mas guardo sempre algumas para fazer um bolo! Tenho um prato igual a esse por estrear! Vai ser amanha! Feliz Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já estreei o meu no ano passado. Foi uma das minhas tias que mo ofereceu como prenda de anos. Bom Natal! Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...