segunda-feira, 23 de maio de 2016

Scones com tamarindo, amendoim e gengibre


Cucu!

Depois da confeção destes bolinhos, várias pessoas me questionaram acerca do tamarindo. Comprei novamente, para vos mostrar mais detalhadamente e, aproveitei para fazer estes scones que me seduziram bastante. Gostei imenso da farinha de milho torrada. A primeira fornada foi polvilhada com açúcar; a segunda não. Experimentem a comê-los quentes com mel e digam-me o que acharam…


Fica a sugestão…

Tamarindo



Ingredientes (cerca de 25 unidades):

2 ovos
1 embalagem de preparado para Scones (Branca de Neve)
1 tacinha de tamarindo (250 g)
1 tacinha de amendoins sem sal (para usos culinários)
2 tacinhas de farinha de milho torrada
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre em pó
300 ml de leite meio gordo
açúcar (facultativo)
mel (facultativo)

Execução:

Descascar, descaroçar e cortar o tamarindo em pedacinhos. Retirar os caroços com o auxílio de uma faca, fazendo um corte longitudinal no fruto. Reservar.

Numa taça profunda, misturar todos os ingredientes secos. Incorporar, os ovos, a manteiga derretida e o leite. Misturar tudo muito bem.

Envolver o tamarindo e os amendoins na mistura.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal, dispor colheradas do preparado e levar ao forno, previamente aquecido a 190ºC, cerca de 15 a 20 minutos.

Deixar esfriar os bolinhos e guardá-los numa caixa hermética, numa lata…




18 comentários:

  1. Confesso que nunca fiz nada com tamarindo!! Fiquei curiosa!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, olá!
      Aventura-te... Sinceramente não gosto de os descascar... Mas gosto de os saborear nos bolinhos.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Nunca comi nem tinha visto tamarindo, mas esses scones estão com um aspecto delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito da farinha de milho torrada. Obrigada! : )
      Beijinho

      Eliminar
  3. Apesar de nunca ter provado tamarindo acho que ia apreciar estes scones! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, mesmo sem açúcar e mel comem-se muito bem. : )
      Beijinho

      Eliminar
  4. Devem ser óptimos Céu. Nunca usei tamarinho, não faço ideia como será o seu sabor mas os teus scones estão óptimos.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Nem consigo imaginar o sabor mas devem ser maravilhosos! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estes falta o sabor do Pipes. Mas com a farinha de milho torrada ficaram tão bons!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Adoro tudo o que leve gengibre. O tal tamarindo é que não conhecia. Ficaram com muito bom aspeto.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
  7. Olá Céu: a minha curiosidade acabou de triplicar, eheh. Já vi os benditos tamarindos à venda e vou comprá-los. Vamos lá a ver como me safo. Adorei os teus scones.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, obviamente que te vais safar lindamente. Fico à espera da tua experiência com tamarindo. O pior é descascar e tirar as sementes!!! :D
      Beijinho

      Eliminar
  8. Oi Céu!
    Passei por aqui p/agradecer a sua visitinha e já cheguei encontrando essa receita com tamarindo que eu adoro. No meu condomínio tem um pé enorme. Claro que vou experimentar a sua receita.
    Fiquei te seguindo p/encontrar mais delícias por aqui e venha visitar sempre que quiser, vou adorar te receber!
    Bjssss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  9. Seja bem-vinda! Irei visitá-la sempre que puder. Espero que goste dos bolinhos.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...