sábado, 21 de maio de 2016

Uma espécie de ratatouille no forno


Cucu!

Como estive ausente alguns dias, tinha no frigorífico legumes que necessitavam de ser consumidos com a maior brevidade. Quando os retirei para fora, a ideia era fazer uma ratatouille como vos apresentei acolá… Porém, ao lavar os legumes mudei de planos e decidi levar tudo ao forno. Funcionou muito bem… Até a petiza disse que os legumes estavam maravilhosos. Fantástico!
Servi com couscous de espelta e peito de frango grelhado.


Ingredientes (3 pessoas):

2 curgetes médias
1 beringela
4 tomates maduros
1 cebola
4 dentes de alho (esmagados sem casca)
1 colher de sopa de ervas finas (Margão)
pimentão doce (a gosto)
noz moscada (a gosto)
flor de sal (q.b)
1 fio de azeite

Execução:

Lavar, pelar e libertar os tomates de sementes. Reservar.

Lavar as curgetes e a beringela devidamente. E cortá-las em rodelas de 5 mm.

Num tabuleiro antiaderente, colocar uma camada de curgete, por cima a beringela, o tomate e a cebola cortada em meias luas finas.

Distribuir os alhos pelo tabuleiro. Polvilhar os legumes com a noz moscada, o pimentão doce e as ervas finas.

Regar com um fio de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, cerca de 40 minutos.

Pronto!

14 comentários:

  1. Eu não me acredito que estou a dizer isto de legumes, mas o que é certo é que até fiquei com vontade de fazer isto para o jantar de tão bom aspeto que tem.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
  2. Lilium!
    A minha filha tem 6 anos, como deve imaginar também não gosta muito de legumes. Experimente!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu aceito...sem o tomate!
    Adoro tomate mas assado...não aprecio!
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Eu aceito...sem o tomate!
    Adoro tomate mas assado...não aprecio!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, esteja à vontade para colocar o tomate de lado... : ) Pessoalmente, acho que o tomate dá sabor mesmo que não o coma depois.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Gosto tanto de legumes assim feitos no forno, ficam óptimos! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Eu aceito...sem o tomate!
    Adoro tomate mas assado...não aprecio!
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Adoro legumes no forno! Foi até uma das primeiras receitas que publiquei pois é coisa que faço com frequência! Comia um pratinho desses já mesmo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu lembro-me! A tua mistura era mais completa. Sabes que muitos restaurantes também já estão a servir legumes no forno como acompanhamento. O que é uma ótima ideia.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Yummmy!! Muito bom.. tem um aspecto de comer e chorar por mais! :) beijinho

    ResponderEliminar
  9. En casa también aprovechamos las verduras y otras cosas, antes de que se pongan malas.
    Es cuestión de echarle un poco de imaginación.
    Buen consejo. Gracias.
    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Manuel! Desejo-lhe um excelente semana...
      Beijinho

      Eliminar

Obrigada pela sua espreitadela! Sejam sempre bem-vindos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...